FAQs

Reunimos aqui algumas das perguntas e dúvidas que antecipamos que possam resultar de uma leitura atenta do Regulamento do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce.

As respostas que aqui disponibilizamos não dispensam a leitura e o conhecimento integrais do Regulamento, que enquadra a participação neste concurso nacional.

 

  • Qual será o formato do livro que reunirá as obras vencedoras das duas categorias do concurso ?

    O formato do livro será 19 cm x 19 cm.

  • Como é que posso ter a certeza de que o meu texto ou ilustrações serão adequados para a faixa etária definida (6-12 anos)?

    Na realidade, não pode ter essa certeza. Não estamos no domínio das ciências exactas, pelo que a sensibilidade, as referências literárias e estéticas e a exposição individual ao mundo das crianças são determinantes.  A composição dos Júris de Texto e de Ilustração procurou exactamente cruzar sensibilidades, experiências e área do saber diferentes em busca do maior equilíbrio possível na apreciação dos trabalhos.

  • Tenho um texto ou uma ilustração que nunca foi publicado/a em livro mas que já saiu num jornal / revista / site / blog. Posso candidatar-me com esses conteúdos?

    Não, não pode. A condição de o candidato não ser autor de uma obra publicada em livro destina-se a garantir que o vencedor seja alguém que, até então, não teve acesso ao mundo dos livros. O Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce procura fazer emergir novos talentos e obras originais, que nunca antes tenham sido partilhadas em meios de comunicação públicos.

  • Se já for autor de uma obra publicada em livro mas sem a coordenação de uma editora, como por exemplo, uma edição de autor ou uma tese académica, posso participar?

    Sim, pode. Consideramos que uma edição de autor, em papel ou em formato electrónico, se trata de uma obra que não beneficiou do apoio de uma editora e que não entrou no circuito comercial.

    Contudo, deverá candidatar-se com conteúdos diferentes que sejam originais e inéditos.

  • Se não for o vencedor, posso recuperar o trabalho com que me candidatei ao Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce?

    Não, não pode. As obras não serão devolvidas aos candidatos e serão destruídas pela Organização do Prémio imediatamente após o anúncio público dos vencedores de cada uma das categorias.

  • O valor anunciado do Prémio de cada categoria é 25.000€. É este o valor que o vencedor receberá?

    Não. O vencedor receberá o valor que resultar da dedução, ao prémio de 25.000€, da retenção na fonte à taxa legal aplicável a rendimento de propriedade intelectual, que estiver em vigor à data do pagamento.

  • A transmissão dos direitos de autor que os vencedores devem aceitar aplica-se apenas à primeira edição da obra ou também a eventuais re-edições do livro que reunirá as obras vencedoras?

    A transmissão dos direitos patrimoniais de autor é total e definitiva relativamente à obra em questão.

  • O que acontece se preencher o formulário da candidatura de Ilustração disponível até dia 1 de Junho?

    Ao preencher este formulário indica que quer ser informado, por e-mail, do início da fase de candidaturas à categoria de Ilustração. Este preenchimento não implica que tenha que participar. 

  • É necessário colocar o título na capa?

    Não é necessário colocar o título na capa.

  • Posso candidatar-me com uma obra escrita noutra língua que não a Língua Portuguesa?

    Não, estamos perante um Prémio de Literatura Infantil Português.

  • Posso candidatar-me com uma compilação de várias pequenas histórias ou deverá ser um tema único?
    O participante deverá candidatar-se com uma história única.
Voltar ao Topo