Júri Ilustração

Painel de Júri para a 5ª edição

  • Ilustração
  • andreletria

    André Letria

    Nasceu em Lisboa, em 1973. É ilustrador e já fez cenografia e cinema de animação. As suas ilustrações preenchem páginas de livros e jornais desde 1992. Ganhou prémios, perdeu cabelo e participou em exposições. Alguns dos seus livros estão publicados em vários países. Em 2010, criou o Pato Lógico e passou a ser também editor. É fã do Benfica desde sempre e do Daffy Duck desde pequenino.

     

     

  • joregenesbitt

    Jorge Nesbitt

    Vive e trabalha em Lisboa. A sua formação foi feita no Ar.Co tendo concluído o curso Avançado de Artes Plásticas. Actualmente é responsável pelo departamento de Ilustração / Banda Desenhada do Ar.Co.

    Do seu currículo constam várias exposições colectivas, individuais e publicações das quais se destacam: 1998 - Selections Spring. Emerging Artists, Drawing Center, New York, U.S.A.; 1999 - Galeria Assírio e Alvim, Lisboa; 2005 - Prémio de Pintura Ariane de Rothschild, Palácio das Galveias, Lisboa; 2006 - Trabalhos sobre Papel, Galeria João Esteves de Oliveira, Lisboa; 2008 - How to Look at Pictures, Galeria João Esteves de Oliveira , Lisboa; 2009 – The World is Round, Galeria João Esteves de Oliveira, Lisboa, “Histórias da Terra e do Mar”, Sophia de Mello Breyner Andersen, Porto Editora; “A Noite de Natal”, Sophia de Mello Breyner Andersen, Porto Editora.

  • Sara Miranda

    Sara Miranda

    Nasceu em 1973, estudou Ciências da Comunicação na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova e, depois de um estágio no Público, iniciou o seu percurso profissional em 1995, na RTP, ano em que recebeu o Prémio de Ensaio do Clube Português de Imprensa. Trabalhou na investigação para programas de informação e também em várias redacções da estação televisiva, incluindo na do Telejornal. Abandonou o jornalismo em 1999, nunca deixando de trabalhar na área da Comunicação. Foi, entre outras coisas, Adjunta do Gabinete do Ministro da Cultura, Consultora sénior na Imago, responsável pela Comunicação e Imagem do Santander em Portugal, Directora de Estratégia da Brandia Central, onde assumiu a Direcção-Geral em Janeiro de 2009. É, desde Maio de 2010, Directora de Comunicação e Responsabilidade Corporativas do Grupo Jerónimo Martins. Tem duas filhas: a Mariana e a Constança.

  • jorgesilva

    Jorge Silva

    É um homem dos jornais e com eles ganhou, entre 2000 e 2004, 40 prémios da americana SND, Society for News Design, pelo seu trabalho como Designer e Director de arte n’O Independente e no Público. A ilustração editorial, paixão de uma vida inteira, que aprendeu no trotsquista Combate ao longo dos anos 80 e 90, tem-lhe trazido muitas alegrias, prémios, curadorias, e um blog, o Almanaque Silva. Inventou em 2003 uma sardinha que se tornou a genuína imagem de Lisboa, cidade onde nasceu há 60 anos. Já este ano publicou na editora Arranha-Céus «O Sono Desliza perfumado», um livro sobre ilustração na publicidade, outro sobre o ilustrador Tóssan, e vem a caminho mais um volume da Colecção D, publicada pela Imprensa Nacional, sobre designers portugueses. Colecciona compulsivamente ilustração, em todos os suportes possíveis e tornou-se freguês assíduo das leiloeiras, onde arremata por pequenas fortunas grandes tesouros da ilustração portuguesa.

     

  • paulatavares

    Paula Tavares

    Nasceu no Porto, vive em Viana do Castelo e trabalha em Barcelos.

    Desde 2015 que é Directora da Escola Superior de Design do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave. É também Directora do Mestrado em Ilustração e Animação do IPCA.

    Doutorou-se em Belas Artes na Universidade de Vigo, formou-se em Desenho pela ESAP e em Artes Plásticas – Pintura pela FBAUP e foi bolseira ERAMUS em Barcelona entre 1997 e 1998. 

    Actualmente é Professora Coordenadora do IPCA, onde exerce desde 2007. Leccionou na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto entre 1999 e 2004, assim como na Escola Superior Artística do Porto. De 2004 a 2012 colaborou com a Escola Superior Artística do Porto – Guimarães. 

    Participa periodicamente em seminários, workshops e conferências, apresentando trabalhos de investigação no âmbito do Desenho e dos Audiovisuais.

    Organiza, e é Responsável pela Conferência Internacional em Ilustração e Animação do IPCA (http://www.confia.ipca.pt/), conferência que realizará em 2018 a sexta edição, sendo reconhecida, pelos pares, como um evento dos mais relevantes nas áreas da Ilustração e Animação. 

    Como artista expõe e participa em eventos desde os anos noventa, estando representada em várias publicações relativas ao percurso artístico, assim como em várias coleções de arte contemporânea. 

     

Voltar ao Topo