O Júri

Painel de Júri para a 5ª edição

  • Texto
  • Sara Miranda

    Sara Miranda

    Formou-se na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova em Ciências da Comunicação e, depois de um estágio no Público, iniciou o seu percurso profissional em 1995, na RTP, ano em que recebeu o Prémio de Ensaio do Clube Português de Imprensa. Trabalhou na investigação para programas de informação e também em várias redacções da estação televisiva, incluindo na do Telejornal. Abandonou o jornalismo em 1999, nunca deixando de trabalhar na área da Comunicação. Foi Adjunta do Gabinete do Ministro da Cultura, Consultora sénior na Imago, responsável pela Comunicação e Imagem do Santander em Portugal, Directora de Estratégia da Brandia Central, onde assumiu a Direcção-Geral em Janeiro de 2009. É, desde Maio de 2010, Directora de Comunicação e Responsabilidade Corporativas do Grupo Jerónimo Martins.

  • Leonor_Riscado

    Leonor Riscado

    Professora adjunta da Escola Superior de Educação de Coimbra, tem colaborado com a Universidade Católica Portuguesa, na pós-graduação em Livro Infantil. Foi docente na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e formadora da Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas. Pertenceu à comissão de redacção da revista “Malasartes” e à APPLIJ (secção portuguesa do IBBY). Autora de artigos sobre Literatura para a Infância e a Juventude, pertence à Associação Portuguesa de Críticos Literários.

  • Rosario_Alcada

    Rosário Alçada Araújo

    Nasceu em Lisboa, em 1973. Formou-se em Direito, mas alguns anos depois – em 2000 – foi para Londres, onde realizou um mestrado em Sociologia da Comunicação, fez cursos de Escrita Criativa e voltou a ler livros para crianças. Em 2002 regressou a Portugal e escreveu o primeiro livro, "A História da Pequena Estrela", o qual, em 2003, foi recomendado para publicação pelo Prémio Branquinho da Fonseca (Expresso/Gulbenkian). Muitas das suas obras são recomendadas pelo Plano Nacional de Leitura. É formadora de Literatura Infantil e Escrita Criativa. Foi editora durante 12 anos. O seu último livro, "Num Tempo Que Já Lá Vai", está nomeado para o Prémio Autores 2018 – Melhor Livro Infanto-Juvenil.

  • Mario_Cordeiro

    Mário Cordeiro

    Nascido em 1955. Doutorado em Pediatria e Professor aposentado de Pediatria e Saúde Pública na Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa. Foi Director do Observatório Nacional de Saúde e quadro da DGS, sendo responsável pelos programas nacionais de Saúde Infantil e Juvenil, Vacinação, Prevenção de Acidentes e Rastreios, representando Portugal nessas áreas, em comités da Comissão Europeia. Foi Membro-relator de diversas Comissões Nacionais e Director do Observatório Nacional de Saúde, além de Presidente da European Society for Social Pediatrics. Leccionou em múltiplas escolas de medicina, enfermagem e outras especialidades em Portugal, Oxford, Barcelona e Valência. Escritor de livros para pais e educadores, romances, poesia e teatro. Tem cerca de 50 livro publicados. Melómano, leitor compulsivo, gosta de tocar piano e de fotografia. Actualmente está a aprender violino. Fascina-se por entender os comportamentos humanos e sociais… e diverte-se a passear o cão.

  • Laurinda_Alves

    Laurinda Alves

    Licenciada em Comunicação Social pela Universidade Nova de Lisboa, é actualmente Cronista no Observador e Professora de Comunicação, Liderança e Ética na Nova SBE- School of Business and Economics. Jornalista de TV, Rádio e Jornais, foi directora da revista Pais & Filhos, fundou e dirigiu a revista XIS, foi autora e apresentadora das séries de programas de TV “Verdes Anos” e “Primeiros Anos”, foi Colunista no jornal Público durante 12 anos e publicou 7 livros. 
    É Comendadora da Ordem do Mérito desde 2000, condecoração que lhe foi atribuída pelo PR Jorge Sampaio em reconhecimento do seu papel na defesa e debate das questões educativas.

Voltar ao Topo