Vencedor Ilustração

 

 

Ana Granado, 30 anos, foi a escolhida pelo júri da 5ª edição do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce, na categoria de Ilustração. A vencedora, que concorreu com o pseudónimo Romã vai, assim, ilustrar a história “O Narciso Com Pelos no Nariz”, escrita por Andreia Penso Pereira, vencedora da categoria de texto.

 

A vencedora licenciada em Pintura pela Escola de Belas Artes de Lisboa, é mãe de 4 crianças. Foi a segunda vez que concorreu ao Prémio de Literatura Infantil do Pingo Doce, motivada pelo valor material do prémio e, acima de tudo, por o encarar como «uma porta de entrada numa área em que é difícil de entrar, que é a da ilustração profissional».

 

Para Ana Granado, «ganhar este prémio representa a concretização do sonho de poder trabalhar na área da ilustração, depois de já ter pensado muitas vezes em desistir». Do texto vencedor, refere como particularmente interessante «o facto de ser um diário, de a história ser contada pela irmã mais nova e a forma convincente e divertida como a autora caracteriza e descreve a relação de amor-embirração entre os irmãos».

 

O júri, composto por André Letria, Paula Tavares, Jorge Silva, Jorge Nesbitt e Sara Miranda, destacou a elevada qualidade das candidaturas, o que dificultou a escolha final. O trabalho de Ana Granado surpreendeu o Júri «pela versatilidade e coerência gráficas, e pela sintonia com a ilustração editorial contemporânea.»

Voltar ao Topo